top of page
Buscar
  • Foto do escritorMário Rohe

Maquiagem artística: Qual é o seu peso na moda?

Atualizado: 6 de fev. de 2020

Sabemos que a maquiagem está perante a moda e a sociedade desde os nossos antepassados, mas até onde ela interfere e ajuda na moda?


A maquiagem artística possui grandes poderes dentre a moda, nela podemos verificar o poder que vincula junto a roupas, cabelo e temática. Contudo, há grandes temas para brincar com a maquiagem artística, dentre a todos estes temas, decidi convidar o fotógrafo Mr. Flávio Shimoda e a maquiadora Jen para criar um editorial de moda com maquiagens e temas criados por nós. O espaço foi cedido pela Ana Asmar, dona da Wharehouse - SP.

“Quando estiver triste, acione mais batom e ataque.” - Coco Chanel



Maquiagem na antiguidade


A maquiagem surgiu há mais de 3000 anos antes de Cristo. Segundo estudos, a maquiagem se originou no Egito e com objetivos diferentes ao nosso hoje em dia.


Naquela época, não importava quem utilizava, eram homens e mulheres pintando-se de Kohl - mistura feita por carvão e cinzas - com a finalidade de proteger os olhos de espíritos malignos, já que idealizavam os olhos como espelhos da alma.


Após algum tempo, o Kohl foi comercializado para Roma e Grécia, onde começou a ser utilizada a favor da vaidade.





Cada maquiagem começou a ser criada com vários tipos de ingredientes, como a maquiagem vermelha que eram criadas por frutas vermelhas e algas.


Conforme o tempo, começaram-se a usar giz para invisibilizar manchas na pele e a utilizar azeite de oliva para obter uma pele mais lisa.



Editorial de moda: Maquiagem artística


Perante a todas essas informações, criamos um editorial de moda com temática em maquiagem artística para que você possa observar e se influenciar. Cada maquiagem contém um conceito, veja:


Nesta maquiagem, o intuito era destacar a imperfeição e criar novos caminhos ao tom azul, entenda:




Com o olhar vibrante e com o tom azul, utilizamos a precisão apenas em um olho e noutro a imperfeição, trazendo então a lembrança dos tempos antigos e primeiras maquiagens artísticas já iniciadas.





Com esse toque de novidade, essa curvatura acima do azul com tom amarelo deixa-a com indícios de sofisticação e, essa sobrancelha apagada? Quem não gosta?



Já nesta modelo, destacamos uma maquiagem diferenciada, utilizamos algumas runas nórdicas para trazer o contexto da moda Norueguesa e suas paixões por Kohl, veja:




Esse esfumaçado preto e com essa linha vermelha na parte inferior dos olhos remetem ao poder e proteção que outrora acreditavam na maquiagem.






Já na terceira modelo, criamos uma "boneca mortal", nela caracterizamos o tom rosa e amarelo junto ao tom azul do cabelo para fidelizar a construção artística deste editorial, entenda:





Com essa make toda, ela tá apropriada para ir contra o mundo e todos? Com toda certeza!





Voltando a maquiagem vermelha - que na antiguidade era feita com frutas vermelhas - criamos uma sofisticada maquiagem artística com o tom vermelho e com o amarelo, trazendo então a lembrança de seres tribais.





Com os tons vermelho e amarelo, remetemos ao estilo tribal e com suas máscaras lhe dá uma sintonia incrível, não acha?




Desta vez, o quinto modelo foi caracterizado como um gangster e clubber, trazendo contigo uma maquiagem simples, dark e sustentada apenas para quem possui garra perante a sociedade.









Claro, não poderia faltar a famosa "Dona de todos e tudo", trazendo leves poderes de uma Cleópatra, tornando-se então junto a sua maquiagem azul e com contornos com alta precisão em dourado uma diva da high society.












Estão sentindo o poder? Porque eu estou rs.



E o retorno da boneca, mas desta vez com tons de azuis vibrantes em seu look e destacando assim a maquiagem extraordinária criada por Jen.










E por último, decidimos exaltar a beleza preta e criar um Deus, com a maquiagem iluminada e com os olhos negros, o conceito da foto ficou incrível:








E não menos importante, quero agradecer a participação de cada um aqui da coluna: Mr. Flávio Shimoda pelos clicks incríveis; Jen por ser uma ótima maquiadora; Giovanna Zucchi, Juan Carpigiani, Julia Maryam, Mariara Alves, Sabrina Matos e Samuel Ayres por serem modelos e, claramente, Ana Asmar por ceder a Wharehouse para nosso editorial de moda.





137 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page